top of page

A Experiência de Fluxo nos Esportes


Os esportes são atividades que facilitam a “experiência de fluxo” devido às suas características inerentes à própria atividade. É provavelmente por isso que são tão amados. Mas, a “experiência de fluxo” está sempre presente? Quais elementos estão presentes quando uma "experiência de fluxo" acontece? Pode-se fazer algo para experimentá-lo com mais frequência? Alguma coisa pode ser aprendida e aplicada a sessões de treinamento? Abaixo está o primeiro post de provavelmente muitos.

O que é uma experiência de fluxo

O conceito de "fluxo" é um " estado em que as pessoas estão tão envolvidas em uma atividade que nada mais parece importar ". "Fluxo" também é " a maneira como as pessoas descrevem seu estado de espírito quando a consciência é harmoniosamente ordenada".

Passar por esses estados de fluxo nos torna um eu mais complexo. Um mais rico e provavelmente (mas não necessariamente) um melhor.

Como apontado, “ a experiência do fluxo, como todo o resto, não é“ boa ”em sentido absoluto. Só é bom porque tem o potencial de tornar a vida mais rica, intensa e significativa; é bom porque aumenta a força e a complexidade do eu ”.

" A combinação de todos esses elementos causa um sentimento de profundo prazer, que é tão gratificante que as pessoas sentem que gastar uma grande quantidade de energia vale a pena simplesmente ser capaz de senti-la ".

Diferentes esportes tem o potencial de facilitar o alcance desses estados de fluxo, principalmente durante os jogos oficiais. Mas como podemos garantir que eles sejam alcançados, especialmente em sessões de treinamento? Não há como garantir isso, principalmente considerando que, no final, é cada um que deve ter a vontade de mergulhar sua consciência na atividade.



Por Lucas Drumond Sinnecker

18 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page