Atletas de elite, medalhas e recordes mundiais. Sim, estamos falando sobre as Olimpíadas. Certamente você já os viu em algum momento, é a competição esportiva mais importante do mundo e nela estão os melhores atletas de cada país.
Sua história: Jogos Olímpicos na Grécia Antiga
As primeiras Olimpíadas foram realizadas em 776 aC Sabemos disso porque é a primeira vez que se escrevem os nomes dos vencedores de uma corrida, mas talvez outras já tenham ocorrido antes e não tenham sido notadas, quem sabe?
Os Jogos Olímpicos, ou Olimpíadas, têm esse nome porque, originalmente, eram realizados na cidade de Olímpia , na Grécia. A cada quatro anos os melhores atletas de cada cidade-estado e reino da Grécia antiga se reuniam nesta cidade e competiam em homenagem a Zeus, um dos deuses gregos. Os Jogos Olímpicos foram um evento tão importante que guerras e conflitos entre cidades-estados e reinos pararam durante aqueles dias e se refletiram em várias obras de arte.
O primeiro campeão olímpico foi Corebo , um padeiro da cidade de Elis, que recebeu não uma medalha, mas uma coroa de oliva.
A lenda dos Jogos Olímpicos: o começo do começo
O historiador grego Pausânias contou que Hércules Ideo e seus quatro irmãos correram para Olímpia para entreter Zeus quando ele acabava de nascer. Como Hércules foi o primeiro a chegar, ele venceu e uma coroa de oliveira foi colocada em sua cabeça. Assim começou a celebração dos Jogos Olímpicos em homenagem a Zeus , segundo a lenda.
Outra teoria, a do escritor grego Píndaro, diz que ele foi um dos filhos de Zeus, que construiu o primeiro estádio olímpico em homenagem a seu pai.
Por Lucas Drumond Sinnecker
Comentarios