A Importância de um Auxiliar Técnico
- Fidem Agência Desportiva
- 24 de jun. de 2021
- 2 min de leitura

O auxiliar técnico é uma peça especial e muitas vezes um extra no futebol de base. As qualidades deste segundo treinador no futebol de base estão sempre relacionadas com a boa dinâmica do plantel e ligadas até ao fim às ideias do primeiro treinador. Um auxiliar técnico pode fazer ou quebrar uma equipe com base em suas atitudes, seu relacionamento com o treinador e seu treinamento.
Eu não gosto da frase "quatro olhos veem mais do que dois" porque no final os olhos são apenas uma ferramenta para chegar a um fim, e se o fim não é o mesmo, quatro olhos podem ser menos que dois e não há nada para faço. No final das contas, a comissão técnica não deve ser um conjunto de 4 olhos, mas sim um conjunto de 2 pontos de vista capazes de se compreenderem e apresentarem soluções.
Dentro de sua função, o segundo técnico ou assistente é tão decisivo quanto o primeiro técnico e às vezes até mais. É verdade que ele é uma figura invisível para muitos, algo que pode ser usado como uma virtude para realizar este trabalho. O segundo treinador não precisa ser melhor que o primeiro. O segundo técnico deve ser o melhor segundo técnico de todos os segundos técnicos de sua liga.
Não é uma questão de posição, mas de papéis. Como um goleiro, ele tem que ser o melhor para parar e um ala o melhor comandando a banda. Se um goleiro despendesse seus esforços para ser o jogador que mais corre no time, ele estaria subtraindo mais do que contribuindo para o seu time.
Por que começar minha carreira esportiva no banco como assistente técnico?
Começar como segundo treinador o libertará de todas as pressões da época e no anonimato, poderá vivenciar as funções de um treinador desde dentro, sem as sofrer na primeira pessoa e ainda assim tirar conclusões e aprender com os seus erros, que também não serão tão determinantes. A partir daqui muitas perguntas surgirão que o levarão a saber qual coach você deseja ser. É uma etapa muito benéfica antes de dar o salto para o primeiro treinador, e você também terá a possibilidade de saber se o que você realmente gosta é de ser o segundo treinador de uma equipe.
Por Lucas Drumond Sinnecker
Comments