Muitos desafios causam ansiedade e frustração. De fato, todos os “objetivos extrínsecos” podem custar prejudicar os jogadores que aprendem o caminho do desenvolvimento. Se objetivos extrínsecos - como vencer o oponente, querer impressionar o público ou obter um grande contrato profissional - são o que nos preocupa, a competição provavelmente se tornará uma distração, em vez de um incentivo para focar a consciência no que é importante.
Aí vem o porquê de uma boa preparação desde a formação do atleta. Com isso em mente, fica muito mais fácil para eles verem a si mesmos se estão alcançando o que desejam e alcançar o nível de concentração necessário para atingir o estado de máximo desempenho.
Às vezes, o feedback não precisa vir do treinador. Um exercício bem planejado fará parte do trabalho. Para eles, entender claramente quais são os objetivos os ajudará a entender não apenas se eles estão se aproximando, mas também porque estão ou por que não estão. Apenas verifique se isso está acontecendo.
Alto nível de concentração. Devemos ser capazes de nos concentrar no que estamos fazendo. O campo deve ser limitado.
O atleta age com um envolvimento profundo, mas sem esforço, que remove da consciência as preocupações e frustrações da vida cotidiana.
Por Lucas Drumond Sinnecker
Comments