O principal papel do psicólogo na estrutura de treinamento é analisar e transformar os determinantes psíquicos que interferem no desempenho do atleta e/ou no grupo esportivo. Os melhores resultados são obtidos pela otimização de todas as capacidades físicas, técnicas, táticas e psicológicas de um atleta através de uma estrutura formal de treinamento projetado para produzir o desempenho máximo com o gasto mínimo de energia.
A aplicação da psicologia no treinamento dos atletas, embora seja limitada aos iniciantes da carreira do atleta, é na verdade um apoio importante para seu desempenho. Os passos na aplicação da psicologia do esporte no futebol são compreensivos mentais, que podem interferir no desempenho dos primeiros jogadores como medo ou ansiedade. Além disso, os psicólogos também devem identificar as mudanças relacionadas ao jogo equipe também olhar o impacto que e podem ter recuperação física de um atleta a longo prazo.
O campo da psicologia do esporte é interdisciplinar. Isto porque envolve a psicometria, que é a medida do comportamento e desempenho humano, medicina esportiva e biomecânica, educação física e pedagogia, e processos cognitivos do cérebro. A psicometria também se preocupa em testar os processos mentais, atitudes e comportamentos.
A psicologia é uma das ciências mais úteis na preparação esportiva. Ela nos permite analisar suas características, bem como transformar os determinantes psíquicos não interferem no desempenho de seu colega de trabalho, analisando suas características, capacidade e desempenho como gerenciar e prever as emoções.
A psicologia aplicada ao esporte se concentra na tentativa e através da motivação, regulação das emoções, desenvolvimento e execução de técnicas e táticas, etc. (lesão desportiva) ou seu bem-estar (burn-out).
Por Lucas Drumond Sinnecker
Comments