top of page
Foto do escritorFidem Agência Desportiva

Como Estruturar um Microciclo de Treinamento de Futebol?


Dentro de uma semana de competição, temos uma distribuição de carga específica. Dependendo do dia da partida, a programação será ajustada.


Exemplo de microciclo de futebol em período de competição


A referida programação mostra que após uma partida exaustiva os jogadores seguem um processo para facilitar a recuperação e estar em ótimas condições para a próxima partida.


Após uma partida do dia anterior, a comissão técnica costuma dar aos seus jogadores um dia de folga para iniciar um novo ciclo.


Após os dias três (Intensivo) e quatro (Extenso), as tarefas tornam-se mais exigentes já que nestas 48 horas o jogador deverá estar totalmente recuperado. A carga de treinamento aumenta de tal forma que a partir deste ponto você começa a planejar o dia seguinte.


Nos dias quatro (Velocidade / Potência) e cinco (Reatividade) ou ativação, detalhes específicos são refinados tanto no perfil físico quanto no tático, no físico, ações como paredes ou ultrapassagens, definições, etc. são geralmente trabalhou em. Na tática, jogadas específicas são ensaiadas a partir de diferentes ações, posicionamentos, entre outros aspectos.


Exemplo de sessões que são realizadas em um microciclo semanal Microciclos em sessões duplas. Agora, para um jogador de futebol que treina de forma independente ou faz sessões de turno duplo com personal trainers, o microciclo deve ser muito bem planejado.


No caso dos jovens, muitas vezes nas categorias menores dos clubes, muitas deficiências são geralmente deixadas de lado.


As sessões de duplo turno ou programas personalizados cobrirão estes aspectos muito importantes para os atletas que recorrem aos seus serviços.


Esses programas devem estar alinhados com o treinador do clube para evitar o overtraining do jogador e deve haver comunicação direta entre os dois profissionais em todos os momentos.


Como estruturar um microciclo no futebol juvenil e de base?


Muitos de nossos leitores são treinadores ou jogadores jovens. Os dias que este grupo de futebolistas têm de treinar no seu clube podem ser menos (cerca de 3-4 dias), agora, qual é o tipo de programação nesses dias de treino?


Analisando anteriormente o que menciono nos outros artigos:


Em primeiro lugar, teríamos mais intervalo. Segundo lugar, há apenas cerca de 1 jogo por semana (sábado a domingo). Terceiro, o processo de recuperação para um jovem é muito alto em comparação com um atleta de elite mais velho.



Por Lucas Drumond Sinnecker

45 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page