top of page

Como Fazer uma Marcação Eficiente no Futebol?


No esporte, marcar os limites de uma região ou setor, é frequentemente usado para descrever a posição dos jogadores em sistemas defensivos e ofensivos. Dividimos as categorias de marcação em três grupos: Marcação Individual, Marcação de Zona e Marcação Mista.


Os 3 principais tipos de marcação são de zona (posicional), mista e individual. Não é coincidência que esses três tipos de marcação sejam de fato muito semelhantes, pois todos eles têm sua premissa no controle e ocupação de espaços por duas razões diferentes: por um lado para antecipar (como na marcação individual), ou por outro lado para organizar de forma suficientemente apertada o sistema defensivo, para que possa recuperar a posse de bola com maior eficiência (como na marcação híbrida).


A marcação de zona é feita por defensores que cercam sua zona, assim como a permanência entre a bola e o gol. A marcação individual é feita quando um defensor pega seu jogador e não o deixa ir até receber a bola. A marcação mista pode ser uma combinação de queda ou sombra com marcação apertada ou fechamento, o que aumenta a pressão sobre o jogador com a bola para mantê-la ou passá-la para outra pessoa.


O fator-chave a ser lembrado ao marcar um adversário é ficar na frente dele, seja diretamente na frente enquanto ele está driblando ou mantendo-o fora de sua própria área de gol. Além disso, você deve se fazer maior que seu oponente para que ele não possa se virar e enfrentá-lo enquanto se afasta de sua posição durante o jogo.



Por Lucas Drumond Sinnecker

8 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page