top of page

Como Funciona a Troca de Posição Durante uma Partida


As trocas no futebol são uma estratégia técnica de defesa. Consiste em ocupar uma posição abandonada por um jogador, quando este é driblado pelo adversário. Isso implica também em tomar posse das funções do jogador substituído.


No entanto, a mudança de funções ou papéis é feita porque o primeiro jogador a defender é ridicularizado e deixado para trás pelo adversário. Ao fazer uma manobra de ataque que o defensor não conseguiu controlar, o resultado é que o atacante é rebatido por outro defensor.


Mais sobre trocas


Parece uma jogada simples, mas se você não praticar o suficiente, pode ser mais difícil do que parece. Para esta estratégia, alguns treinadores preferem fazê-la com jogadores pivô defensivos. Seu papel é substituir a posição e a função de um jogador no caso de ser oprimido pelo ataque.


Por si só, não há pontos definidos para fazer as trocas. Pode ocorrer espontaneamente, mas ao mesmo tempo com muita frequência. A ideia é ficar atento ao seu parceiro caso ele seja vencido no corpo a corpo pelo outro jogador.


A troca pode ajudar a manter o equilíbrio da equipe, do jogo e do jogador substituído. Quem vai ver como é a sua fraqueza na defesa, pode ser apoiado por outro jogador sem problemas.


O que acontece com o jogador que é substituído em campo?


Numa troca defensiva o jogador que está a defender e é deixado para trás (e cuja posição e funções são assumidas por um parceiro), deve assumir as funções deixadas pelo outro. Ou seja, ocorre uma troca de papéis durante a peça.


Isso porque, o jogador que faz a primeira intervenção sai de suas funções e posição livre. Portanto, o defensor inicialmente enganado assume essa responsabilidade imediatamente. Por ser uma equipe consolidada, essas trocas são normais, quase intuitivas e de muito sucesso.


Apenas dois jogadores participam de uma troca?


Na verdade, não. Embora muitas vezes ocorra entre dois, pode haver um terceiro. Isso poderia assumir as funções da primeira mudança, deixando o defensor inicialmente enganado em outro local. Tudo realmente depende do ambiente do jogo e de quão próximo e ativo o terceiro jogador está.


O objetivo é que a troca ou troca de funções seja feita de forma eficaz, confortável e que não comprometa a defesa da equipe. Para isso, existem dois tipos de estratégias defensivas baseadas na troca e são elas:

  • Troca para o espaço: é a ação de tomar posse do lugar e das funções deixadas por um parceiro, ao cobrir.

  • Troca de jogadores: nesta o jogador se encarrega do espaço do adversário e da marcação que ficou a cargo de seu parceiro que o cobriu.

Qual é o propósito de fazer uma troca?


Para que serve uma troca no futebol? A primeira coisa é que os jogadores devem estar 100% no jogo. Ou seja, muito concentrado. Feito corretamente, os seguintes objetivos serão alcançados na jogada:

  • Minimize os esforços do jogador que perdeu a defesa e evite que ele se desgaste ainda mais em sua função.

  • É um mecanismo de apoio à equipe e ao jogador, para que a partida seja sempre equilibrada. Sem deixar ninguém de fora desmarcado.

  • Não deixe espaços vazios que possam representar um passe livre para o adversário. Tanto o mais provável de ser violado quanto o menos provável.

  • Impedir que o adversário gere novas jogadas que ponham o jogo em perigo.

  • Minimize a falta de controle da linha no caso de um de seus jogadores ser ultrapassado pelo ataque.

  • Dê responsabilidades ativas e dinâmicas aos jogadores em todas as posições, sem classificá-los em uma única função.

  • A defesa pode ser distribuída entre todos os jogadores sem o inconveniente de que um deles falhe.

Como enfrentar uma troca?


Embora seja uma ação defensiva muito poderosa, pode ser comprometida. Isso com prática e inteligência pode ser facilmente realizado. Para isso, deixamos algumas informações importantes:

  • Se você for muito rápido como um atacante, a troca ou trocas podem não ter efeito no jogador e no jogo. Todos nós sabemos que uma vantagem em termos de velocidade é um diferencial para os jogadores de futebol. Para isso, o controle da bola é fundamental.

  • Se você tiver um apoio efetivo dos outros jogadores, para ajudá-lo com a bola.

  • Faça bons passes altos para neutralizar a jogada. Jogar no espaço ou no ar pode ser útil para neutralizar quaisquer boas trocas da equipe adversária.


Por Lucas Drumond Sinnecker

8 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page