A estruturação de uma programação anual é um dos desafios mais importantes para as equipes que se dedicam ao treinamento de suas atletas. Como fazer isso de maneira eficaz? O primeiro passo é compreender o contexto da modalidade, ou seja, como foi realizada a preparação física nos últimos anos. Essa informação pode ajudar a definir os objetivos e os processos que serão utilizados para determinar seu modelo de preparação em treinamentos e países. Basicamente, se trata da estruturação de um plano para um determinado número de semanas (repetições). Para isso, apresentamos um modelo eficaz e simples feito por nós baseado no nosso conhecimento prático e observamos.
A estruturação de uma pré-temporada no físico-atlético é um desafio para nós, profissionais. Temos pouco tempo (cada vez menos), nossos calendários são congestionados desde o princípio e precisamos apresentar soluções, sob pena de passarmos 30 dias a preparar uma equipe para o próximo treinador. O modelo de preparação é uma sinopse de todo o plano anual de treinamento. De percentuais como principais qualidades relevantes e parâmetros utilizados na formação e por parâmetros entre os planos aumentados e anteriores.
A metodologia para a estrutura consiste em fornecer um plano anual para treinar os atletas em suas necessidades e exigências específicas. Este plano será revisto, analisado, avaliado e revisto regularmente. Isso inclui como os modelos de planejamento são aplicados, os tipos de programas de treinamento usados, como projetar exercícios eficazes e com que frequência eles devem ser realizados.
O plano é delinear o processo de estruturação de um plano de formação: metodologias e ferramentas que utilizamos nesta fase de formação, bem como o ajustamento sazonal planeado.
Por Lucas Drumond Sinnecker
Comments