O que é então o sucesso? É definido pelo resultado ou pelo processo? Este artigo explora o fracasso, o sucesso e a validação de qualquer tipo de avaliação. Exploramos uma suposição comum de que o sucesso resulta da vitória e se propõe a questionar se esse é sempre o caso. A conquista é medida por metas ou há algo mais fundamental escondido nos bastidores?
Mas quando paramos e nos perguntamos se esse é realmente um bom método de medir o sucesso ou se o sucesso realmente significa algo mais do que apenas ser capaz de vencer todos os jogos que você joga? Ganhar o tempo todo causaria um problema com os resultados ou seria um sinal de um sistema ineficiente?
A busca pelo sucesso no futebol ainda é tão claramente definida pelo resultado, embora existam exemplos que tentam ir contra a norma. O pensamento convencional que acompanha o futebol hoje persiste em traduzir o sucesso esportivo apenas por meio de gols, vitórias, títulos, prêmios, posições em tabelas e rankings. Superficialmente, o sucesso é medido pelo produto final, mesmo que seja temporário.
Mas olhar para os resultados finais pode disfarçar certos problemas que ocorrem. As vitórias realmente equivalem ao sucesso ou é apenas uma questão de vencer?
Por Lucas Drumond Sinnecker
Comments