top of page

Como Ter Mais Técnica na Hora dos Passes ?


O futebol é uma modalidade que se caracteriza por possuir diferentes gestos técnicos, ofensivos e defensivos, que permitem aos jogadores desenvolver e evoluir esta modalidade ao longo dos anos. O passe é um gesto técnico ofensivo fundamental para a geração do jogo associado ou combinatório.


No futebol moderno, o passe executado com grande precisão é um ponto forte na habilidade técnica de cada jogador, o que permite que as parcerias futebolísticas sejam geradas dentro do campo de jogo durante o desenvolvimento de uma partida.


Definição


O passe é a ação técnica que cria uma conexão entre dois ou mais jogadores de uma equipe, através da concessão da bola por meio de um toque. É, portanto, o elemento inicial de cada combinação, que estabelece a base do jogo da equipe.


Esta concessão de passes favorece a posse de bola, permitindo assim o controlo do jogo e permitindo um avanço rápido em direção à baliza da equipa rival.


O passe é um gesto técnico que pode ser executado com a borda interna, externa, peito do pé e com a cabeça.


Recursos de passe


Para realizar uma execução correta do passe, diferentes aspectos do jogo devem ser levados em consideração:


Distância de companheiros de equipe e adversários


Caso haja proximidade com jogadores da mesma equipe e não haja rivais próximos, será feito um passe curto. Recomenda-se fazê-lo rente ao solo, com força e utilizando a parte interna do pé para dar precisão ao envio.


Se as opções de passe nas proximidades não forem viáveis, buscar-se-ão companheiros mais distantes e sem marcação para fazer um passe longo, o que é aconselhável fazer com o dorso do pé para dar força ao impacto para ganhar altura e pular as linhas rivais .


Terreno de jogo


O estado do campo de jogo influencia diretamente a forma como o jogo é jogado e, portanto, afeta o desempenho dos passes. Em um campo em mau estado, os passes próximos ao solo (arremessos defeituosos no solo ou água abundante no caso de chuva) serão evitados e serão procurados passes longos.


Num campo com relva em bom estado, o passe ao nível do solo será o indicado para desenvolver um jogo combinatório (tenha em atenção que se a relva estiver molhada, permite um movimento mais rápido da bola).


O clima


Chuva ou vento podem afetar a execução correta do passe. Em campo molhado o gesto técnico ocorrerá com maior velocidade, se houver água suficiente é muito provável que a bola não role bem e então será necessário fazer passes de média e longa distância para evitar que a bola fique parada.


No caso do vento, será importante que os jogadores o tenham em consideração na hora de realizar passes longos e na sua posterior recepção.



Por Lucas Drumond Sinnecker

157 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page