Fase de recuperação: tem como objetivo, como o próprio nome indica, recuperar física e mentalmente os jogadores do jogo anterior. Portanto, ambos os componentes, volume e intensidade serão baixos.
Fase de estimulação: aqui está um volume alto e um nível de intensidade moderado. A ativação do processo adaptativo é buscada. A intensidade é aumentada pela resposta biológica ao estímulo, mas não há um alto nível de especificidade. Isso é realizado por meio de tarefas de natureza geral ou dirigida.
Fase de otimização de desempenho: Procure o estado de sobrecompensação física, estimulação do componente tático. Ocorre uma diminuição do volume e um aumento da intensidade, aumentando a especificidade dos conteúdos enquanto a frequência cardíaca média é mantida e até diminui.
Fase competitiva : é dia de jogo. Pretende-se chegar a este momento com um nível ótimo de ativação para obter o nível máximo de desempenho esportivo. Há uma queda drástica de volume e intensidade na sessão de ativação anterior, que geralmente ocorre de manhã se o jogo for à noite.
Por Lucas Drumond Sinnecker
Comentários