Para a maioria dos pais, ao iniciar a experiência de seus filhos no futebol, muitas dúvidas podem surgir sobre a adequação do time e do treinador. Mas como saber qual é o melhor?
Muitos são os fatores que podem ocorrer, como em que categorias participa, instalações, qualificação dos professores, material, equipamentos, preços, etc.
É importante também saber separar os níveis de iniciação dos de competência, muitos pais procuram e desejam naturalmente o sucesso dos seus filhos, mas desconhecem que nas fases iniciais o processo de formação é fundamental e em muitos casos é difícil para obter resultados imediatamente.
Os treinadores devem aconselhar os tutores de alguma forma para tentar alcançar um objetivo que seja atingível para os meninos, que seja lógico para o momento do jogador e assim criar um ambiente que lhe permita desenvolver-se plenamente sem qualquer pressão que possa causar uma carga excessiva.
Você tem que respeitar os desejos das pessoas, mas também tem que estar ciente de que menos de 1% de todos os jogadores chegarão ao futebol profissional de Elite.
Como avaliar um bom treinador de futebol juvenil?
O técnico de futebol juvenil tem que ser mais um treinador do que um técnico, é verdade que nas categorias iniciais nos clubes mais humildes costuma haver muitos técnicos ainda sem qualificação, embora possam ter uma longa carreira como jogador ou como treinador isso é igualmente valioso, com um diploma é uma vantagem a ser levada em consideração.
Também é muito difícil julgar um treinador primeiro sem vê-lo em pleno andamento logicamente, o clube ou diretor esportivo também tem ou deve relatar os objetivos metodológicos ou competitivos básicos, se for o caso que eles desejam alcançar.
No final, a decisão vai depender de muitos fatores. Meu filho joga nos minutos certos? Vejo melhora no desempenho dele? Ele vai treinar feliz? São obtidos resultados satisfatórios?
Cada família tem as suas prioridades, é claro, mas é responsabilidade do clube também aconselhar e informar os profissionais e fazer com que tenha da melhor forma para ajudar a tomar a melhor e adequada decisão para os jovens futebolistas.
Também devemos levar em conta que através do esporte as crianças e os jovens podem:
· Adquira uma apreciação positiva por um estilo de vida ativo.
· Desenvolva uma autoimagem positiva aprimorando as habilidades esportivas (auto realização e autoconfiança).
· Aprenda a trabalhar em equipe.
. Desenvolva valores sociais com outras crianças e adultos, expandindo seu número de relacionamentos pessoais.
· Aprenda a lidar com sucessos e fracassos.
· Aprenda a respeitar os outros (espirito esportivo)
Por Lucas Drumond Sinnecker
Comentarios