top of page

Desenvolvimento Físico, Técnico e Tático

Foto do escritor: Fidem Agência DesportivaFidem Agência Desportiva

Após as fases de iniciação no futebol, os jogadores passam por uma segunda fase onde o treino ainda está presente mas são acrescentados elementos competitivos.


Quais são as características desse estágio?


Embora algumas mudanças físicas já sejam observadas no inicio, a verdadeira mudança ocorre na categoria infantil onde o desenvolvimento físico se multiplica, criando em alguns casos grandes desigualdades entre um e o outro (crianças baixas contra outras altamente desenvolvidas) é essencial nesta fase ser preparado para mudanças, seja paciente e se adapte da melhor maneira possível.


Qual é o objetivo nesta fase?


Esta etapa também deve ser formativa, além de trabalhar conceitos técnico-táticos mais difíceis, as primeiras cargas físicas também começarão a ser agregadas.


Logicamente aumenta no competitivo, existem diferenças nos minutos disputados entre titulares e suplentes, nos últimos tempos graças à qualidade dos treinos anteriores e das infraestruturas existe uma corrente onde a qualidade técnica é mais valorizada do que a física.


Que problemas você pode ter?


O desequilíbrio físico de alguns jogadores em relação a outros companheiros ou rivais pode afetar sua autoestima, por isso é fundamental alertar o jogador (treinador ou pais) que é preciso ter paciência e aguardar o seu desenvolvimento físico final, que lembramos que não termina até os 21 anos em alguns casos.


Acrescente-se que nestas fases a relação com os adultos, principalmente na infância, piora, enquanto com os da mesma idade melhora, eles se movem em grupos, em alguns casos tendem a querer mais intimidade então se tornam reservados embora com a passagem sobre o anos, essa atitude desaparece, o entusiasmo pelo futebol não é tão alto quanto o dos primeiros anos, há uma alta porcentagem que abandona o futebol nesta fase, devido ao mau relacionamento com outros companheiros de equipe, cansaço mental, estresse competitivo ou por ter tarefas que os impedem de ter mais tempo para praticar esportes.



Por Lucas Drumond Sinnecker

32 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page