Ser jogador de futebol é o sonho de muitos meninos do Brasil e do Mundo, mas não só deles, as meninas também compartilham essa paixão, contudo uma grande diferença existe entre ambas as categorias, a valorização perante a sociedade.
O futebol brasileiro é reconhecido mundialmente pela qualidade dos seus jogadores e por todas as suas conquistas. E as jogadoras brasileiras também conquistaram seu lugar no patamar mais alto da FIFA, a rainha do futebol é brasileira, Marta é um exemplo de superação e que o seu esforço pode te fazer chegar cada dia mais longe, sendo a inspiração para jovens aspirantes a jogadoras.
Uma questão que diferencia muito é a questão salarial, isso é tão alarmante que foi até questão no ENEM 2020. Mas um ponto importante é o apoio dos amantes do esporte, se comparado o futebol masculino e feminino, são poucos que acompanham ambas as categorias. E este apoio é essencial para o crescimento e reconhecimento do futebol feminino em território brasileiro.
Algumas medidas foram tomadas para que os próprios clubes brasileiros começassem a dar valor ao futebol feminino. Uma delas foi uma iniciativa da CONMEBOL (Confederação Sul-Americana de Futebol), na qual a entidade avisou aos clubes que eles precisarão ter time feminino para disputar a Copa Libertadores e Sul-Americana, essa decisão começou a valer no ano de 2019.
São essas atitudes que fortalecem e dão asas aos sonhos de muitas meninas, acreditar que a categoria vai crescer e continuar a ter grande representatividade no Brasil e no mundo.
Por Thalita Welke
Comments