O segundo post da nossa série trata do tema referente aos "Primeiros treinadores de um atleta na base"
Atualmente existem técnicos cada vez mais qualificados, porém muitos ainda se esquecem que estão treinando pequenos atletas, crianças, ocorrendo por vezes um foco nos objetivos puramente orientados a resultados, não sendo voltado a “forma lúdica”.
Muitos desses treinadores são pessoas que não são treinadas técnica ou mentalmente para a importante posição de responsabilidade social que possuem. O design da competição da maioria das ligas, a cultura do país e a pressão social do exterior fazem muitas ocasiões esquecer os valores do treinamento para guiar tudo à competição.
Isso acontece por causa das demandas competitivas que a cultura que nos cerca promove, altamente impulsionada pelas diferentes mídias sensacionalistas.
Mas ainda existe esperança, principalmente pelos jovens treinadores dada as suas conscientizações graças ao debate social sobre esse tipo de comportamento. Estes por muitas vezes colocam o desenvolvimento e a saúde esportiva do pequeno atleta acima de qualquer resultado, buscam colocar seus atletas no lugar de compreensão do outro, e em muitas ocasiões, sacrificando-se com salários baixos ou inexistentes (infelizmente).
Por Lucas Drumond Sinnecker
Comments