top of page
Foto do escritorFidem Agência Desportiva

Pelé x Maradona, Semelhanças e Comparações de dois Gênios do Futebol


Eles chamam um de Rei do futebol. Para outro, de Deus. Decidir qual dos dois é o melhor é muito complicado, senão impossível, já que neste futebol não só funcionam os números, mas também os adeptos. Algo semelhante aconteceu conosco quando falamos sobre Cristiano Ronaldo x Messi . Portanto, faremos o mesmo com esses dois. Falaremos sobre os pontos em que se parecem e quais as diferenças entre dois dos melhores jogadores de futebol que existiram em toda a história, Pelé e Maradona.


Pontos em comum


Ambos nasceram em países onde o futebol é quase uma religião. Brasil e Argentina são considerados potências do futebol e deram origem a estrelas de prestígio. Prova disso são esses dois gênios de que estamos falando aqui.

Outro detalhe que compartilham, além de muito curiosos, é a posição em que os dois jogaram. Muita gente acredita que os dois foram atacantes, mas nenhum deles foi, apesar da quantidade de gols que marcou na carreira. Tanto Maradona quanto Pelé ocuparam a posição de meio-campistas, distribuindo o jogo e levando seus times a se destacarem.


É surpreendente para você? Bem, há mais. Os dois jogaram com o mesmo número na camisa, 10 . Além disso, compartilham o número de anos em que atuaram como jogadores, já que ambos cumpriram 21 anos .

O número de vezes que estiveram com o seu time é quase o mesmo, embora Pelé tenha feito algumas partidas a mais que Maradona. Este último foi convocado 90 vezes, 97 no caso do brasileiro.

Há outro ponto que essas duas lendas do futebol (ainda) vivas compartilham. E é que ninguém duvida que eles fazem parte do melhor time de futebol da história.


Comparação Pelé e Maradona


Deixando de lado todos esses detalhes que eles compartilham, que não são os únicos, há algumas diferenças entre os dois que merecem destaque. Para começar, o número de Copas do Mundo que conquistou, 3 pela brasileira e 1 pela argentina.

Aos 17 anos, os dois jogadores fizeram parte da seleção nacional, embora com resultados bastante distintos. Pelé já era campeão mundial e um dos melhores jogadores da competição, enquanto Maradona não contava para a Copa do Mundo porque o técnico o considerava muito jovem. Só na Copa do Mundo seguinte, já com 21 anos, é que ele participou da competição. Nessa idade, Pelé conquistou sua segunda Copa do Mundo e teve mais de 500 gols marcados.


O número de gols também é muito diferente, embora seja verdade que o futebol que se jogava na época de Pelé tinha menos restrições do que nos anos 80, quando Maradona se destacava. Por exemplo, não existiam cartões amarelos e o contato era menos penalizado. Mesmo assim, o brasileiro marcou quase 1.300 gols, ante pouco mais de 350 do Maradona. O argentino, porém, jogou metade das partidas oficiais de Pelé, que disputou mais de 1.300 partidas. Diego quase chega a 700.


Números de cada um com a seleção de seu país


Se olharmos apenas para os gols com a seleção, também há diferenças. Apesar de jogar quase as mesmas partidas, Pelé marcou 3 vezes mais que Maradona.

Vamos falar sobre as equipes em que eles participaram. Pode-se dizer que Pelé passou a vida inteira em equipe, exceto nas duas últimas temporadas, que deixou o Santos, seu clube vitalício, para assinar pelo Cosmos americano com um contrato milionário, uma verdadeira revolução para aquelas datas. Maradona jogou em 6 times, incluindo o Barcelona, ​​onde passou 3 temporadas e com quem conquistou uma Copa del Rey, ou o Sevilla, onde jogou apenas uma .

Pelé foi eleito o melhor jogador da história, segundo a revista oficial FIFA. Maradona "apenas" recebeu o título de melhor do século XX.


Dois dos melhores jogadores da história do futebol


Não queremos falar do plano extra-desportivo, onde Maradona não se destaca justamente pelo bom exemplo sem o contrário.

Face a face, não há dúvida de que, se tivessem coincidido ao mesmo tempo, poderiam ser feitas comparações mais precisas e talvez até mais justas. Cada um deles jogou em épocas em que o futebol era bem diferente apesar de ser o mesmo esporte. No entanto, mesmo que o Maradona pudesse ter começado nos anos 1950 ou Pelé não tivesse jogado até o final dos anos 1970, os dois certamente continuariam a fazer parte do melhor time do mundo.



Por Lucas Drumond Sinnecker

9 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page