Se um atleta não tem objetivos para trabalhar ao longo de sua carreira, ele se tornará desmotivado, desorganizado e dificilmente atingirá seu potencial máximo. O método mais eficaz de definição de metas a ser usado, especialmente para um atleta de alto nível, é o sistema de definição de metas.
Metas de curto prazo
As metas de curto prazo geralmente são pequenas metas que podem ser alcançadas em um futuro próximo. Normalmente, eles têm datas-alvo de 1 a dez semanas e podem até ser definidos em uma base diária ou semanal. Metas de curto prazo são essenciais para quebrar a meta final em pedaços menores e gerenciáveis e, portanto, dependem amplamente de sua meta de longo prazo.
Por exemplo, a meta de longo prazo de um atleta pode ser alcançar uma medalha nas Olimpíadas em quatro anos, mas ele nunca conseguirá isso sem definir metas menores para começar, como habilidades para trabalhar nas próximas sessões de treinamento, melhorias em níveis de aptidão, diminuindo a porcentagem de gordura corporal e assim por diante.
Metas de médio prazo
Metas de médio prazo formam o elo entre as metas de curto e longo prazo. Eles geralmente têm datas-alvo entre oito semanas e um ano. As metas de médio prazo serão maiores e um pouco mais desafiadoras do que as de curto prazo e, portanto, levarão um pouco mais de tempo para serem alcançadas. Exemplos de objetivos de médio prazo podem ser ganhar um título nacional ou bater um recorde pessoal no final da temporada ou dentro de seis meses.
Metas de longo prazo
O objetivo de longo prazo é o objetivo final que o atleta está trabalhando e terá uma data-alvo de mais de um ano. Como os objetivos de longo prazo são alvos tão importantes e levam muito tempo para serem alcançados, os atletas normalmente só trabalharão em direção a um deles por vez, enquanto pode haver uma série de objetivos de curto e médio prazo definidos para eles trabalhar para. Em alguns casos, no nível mais alto, um atleta pode estar trabalhando em direção a mais de uma meta de longo prazo por vez, mas isso é muito raro e é importante garantir que isso não torne as metas muito desafiadoras para o atleta, pois ficará desmotivado e pode desistir. Como mencionado acima, um exemplo de meta de longo prazo para um atleta de alto nível seria conquistar uma medalha nos Jogos Olímpicos em quatro anos.
Por Lucas Drumond Sinnecker
Comments