Em relação à FASE DEFENSIVA, as indicações são as seguintes:
1. Sempre tente ficar entre o atacante e nosso arco. Dificuldade em ver o arco.
2. Evite a progressão em direção ao nosso arco. Force-o a seguir o caminho mais longo.
3. Marque o oponente que é o mais perigoso, ou seja, aquele que vai ao gol com a bola. Se um defensor estava sobrecarregado, um companheiro de equipe deve "deixar cair" sua marca para tentar impedir o atacante de posse da bola, porque é ele quem tem a melhor chance de marcar o gol. Não adianta que minha marcação não a toque, se alguém vai fazer mal.
4. Não fique com os pés na mesma linha. Posicione-se de uma maneira que force o atacante a dirigir ou passar no local mais conveniente para fins defensivos. Pode ser contra a linha de toque ou as linhas de chegada em que você terá menos espaço ou em direção ao setor em que terei a ajuda de um parceiro. (Orientação corporal)
5. Fechar linhas de passe. Desencoraje o goleiro de fazer um passe para o parceiro.
6. Oferecer auxílios permanentes ao parceiro que confronta o atacante através de coberturas e trocas.
7. Procure não estar em menor número.
8. Não se apresse em remover ou avançar se não tiver certeza de que vai ganhar posse.
9. Retire a ação ofensiva rival em caso de desvantagem, para dar tempo a chegada de um companheiro de equipe ou forçar a perda da bola ao atacante. (Tempo defensivo)
10. Existe a possibilidade de o adversário superar o último obstáculo no caminho para o goleiro com um único passe ou uma movimentação. A última linha defensiva deve ser escalonada, para que o ataque rival tenha que superar mais de uma linha.
11. Fiquem juntos para defender. Forme um bloco compacto entre colegas da mesma linha e com os das outras linhas. Isso dependa do posicionamento defensivo a ser adotado. (Equilíbrio defensivo)
12. Esteja atento aos rivais fora de foco da bola ou da zona ativa. Não é necessário marcá-los de perto, pois estar longe da área onde está a bola daria tempo ao defensor para chegar lá, mas se você tiver que estar preparado para intervir neles. (Vigilância defensiva)
13. Mantenha uma posição correta para defender seu próprio objetivo. Ao se defender, é vital não permanecer na inferioridade numérica (como já mencionado), pois também é vital não permanecer na inferioridade territorial. Em raras ocasiões, um atacante acaba marcando o gol, apesar de ter um número maior de zagueiros, porque eles não estavam idealmente localizados para impedir que o apontador se movesse livremente.
14. Aja com velocidade defensiva. Alcance o foco da bola ou área ativa através da inclinação horizontal e vertical. O primeiro no caso de mudanças na orientação do ataque rival e o segundo nas progressões ou regressões da bola.
15. É importante incutir agressividade (não confundir com violência) na marcação do atacante. Pressionando, reduzindo o espaço e o tempo de manobra para resolver, não deixando o oponente na posse da bola pensar. Nunca desista de uma bola. Mesmo que o rival não seja retirado, o erro pode ser forçado em um passe ou chute no gol, simplesmente fazendo com que ele sinta a presença próxima; Isso irá acelerar você, facilitando a ação defensiva de outro zagueiro ou goleiro. (Intensidade defensiva)
16. Defenda o pensamento sobre o ataque. Antes de obter a posse, já tenho em mente que isso será realizado no ataque subsequente.
17. Procure implantar (em transições de defesa-ataque) ou retirar-se (em transições de ataque-defesa) rapidamente executando contra-ataques com poucos passes, para não dar tempo à defesa adversária para organizar ou alcançar uma posição defensiva que impeça, em primeiro lugar, o ataque. progressão e, finalmente, conclusão,
18. Respectivamente. Consiga a mudança de mentalidade defensiva-destrutiva para ofensiva-construtiva ou vice-versa com grande velocidade (além da física, como a palavra diz, velocidade mental).
19. Quando a posse de bola é perdida, o jogador mais próximo deve ir à marca do adversário que possui a bola, a fim de agarrá-la ou atrasar a partida do contra- ataque rival, permitindo que seu time se retire para a posição pré-estabelecida.
20. Quando a posse é recuperada, os jogadores encarregados de realizar o contra- ataque devem se afastar em apoio, a pessoa encarregada de organizá-la e, na ruptura, a pessoa ou pessoas encarregadas de terminá-la.
Por Lucas Drumond Sinnecker
Comments