Mais de 2.000 anos atrás na China
O primeiro esporte semelhante ao futebol remonta a mais de 2 milênios no tempo, na época da dinastia chinesa Han. Naquela época, era praticada uma disciplina que fazia parte do treinamento militar, no qual eram feitas apostas importantes.
Algumas diferenças com o esporte atual com o qual você poderia usar os pés além de chutar a bola, e que o capitão do time perdedor fosse punido em público com uma chicotada, um final tão violento quanto o próprio jogo naquela época.
Na idade Média
O Japão medieval adaptou o jogo chinês e deu mais importância à técnica do que à força. A quadra se reunia em pátios que serviam de campo onde se jogava bola em um esporte chamado Kemari.
Algo semelhante ao futebol também começou a ser praticado na Europa nessa época, especialmente nas Ilhas Britânicas e na França. Eram jogos de bola disputados em campos e florestas, cujo objetivo era levar a bola para um local determinado. A violência desse tipo de jogo o tornou ilegal na Inglaterra do século XIV, enquanto na mesma época na França era considerado uma prática que não podia entrar na lista dos exercícios benéficos para o corpo. No século 15, até os jogadores foram ameaçados de excomunhão e multa equivalente a 100 dias de pagamento.
No século 16, Calcio Fiorentino surgiu na Itália, para nascer em Florença. As equipes eram formadas por 27 jogadores e tinham que marcar mais pontos do que os adversários, introduzindo a bola em um buraco de cada lado do campo. Se conseguisse, eram conquistados 2 pontos, mas uma falha dava meio ponto para a outra equipe. Era controlado por 8 árbitros e os torneios eram compostos por 4 equipes. Depois de dois séculos sem jogar, Mussolini voltou a ficar na moda para promover a cultura do país.
O século 19 e o futebol moderno
Em meados do século 19, as regras que regem os diferentes tipos de jogos na Grã-Bretanha começaram a ser regulamentadas. As regras foram escritas para que todos soubessem jogar da mesma forma e assim evitar os problemas que ocorriam quando se enfrentavam entre as escolas, já que em algumas era possível pegar a bola com as mãos enquanto em outras era proibido. alguns permitiam chutar o oponente e outros não, e um imenso conjunto de regras diferentes. As regras foram oficializadas com base nas chamadas regras de Cambridge, cuja universidade regulamentava sua forma de jogar desde o século XVI. A FA (Associação de Futebol) e a associação de futebol foram fundadas, com a diferença de que uma delas permitia pegar a bola com as mãos e a outra não,
O futebol começou a ganhar popularidade e foram cobrados ingressos para assistir aos jogos, o que levou alguns times a passarem a oferecer aos jogadores quantias de dinheiro para jogar, algo que a FA não queria e, portanto, proibida de poder contratar jogadores profissionais. Mas algumas equipes se separaram e fundaram sua própria associação, o que os obrigou a recuar e aceitar a profissionalização. Para cobrir as despesas dos jogadores, os times mais fortes organizaram uma série de partidas em que todos se enfrentaram, dando origem ao primeiro campeonato da história.
Por Lucas Drumond Sinnecker
Comments