top of page

Qual a importância da Assessoria de Imprensa para um atleta?


Na última terça-feira (11) aconteceu o anúncio da nova contratação do Goiás Esporte Clube. Tratava-se do atacante Alef Manga, de 26 anos, vindo do Volta Redonda, clube onde estava fazendo um excelente campeonato, e deixando o time carioca sendo um dos artilheiros da temporada.


Até aí estava tudo indo bem para o Alef: nova contratação, novos desafios, novos companheiros e tudo mais que se poderia desfrutar em um novo clube. O problema começou quando, ao final da entrevista coletiva, o jogador soltou – entende-se que sem pretensão alguma de ofensa – que estaria no Goiás para uma transição a um clube maior, com oportunidades estrangeiras, para melhor ajudar a sua família e os que trabalham com ele.


“Se Deus quiser, que eu possa fazer um grande campeonato aqui, sair daqui para um clube grande, poder ir para fora do país e que eu possa ajudar minha família.”


Muitos torcedores de clubes rivais viram a declaração do jogador inofensiva, apontando que o atacante teria apenas dito a “verdade”, mas é aqui que começam os problemas. Independente do clube que o jogador estiver se apresentando, seja série A, B ou C é de extrema importância o cuidado com as declarações, pois quando um atleta desfere tais palavras a público acaba humilhando muitos que trabalham dia após dia no clube, menospreza a torcida, e pode, sem sombra de dúvidas, já iniciar um trabalho com dificuldades.


Por óbvio que a intenção do atacante Alef Manga não era essa, de humilhar, prejudicar ou menosprezar quem quer que seja, mas aconteceu, e é um caso que podemos analisar para como não agir em entrevistas desse tipo.


Aqui na Fidem trabalhamos firmemente com a assessoria de imprensa para atletas que visam se profissionalizar, justamente para que quando uma oportunidade dessas, em um clube de enorme relevância que é o Goiás chegue, o atleta esteja preparado.


Temos que entender que são inúmeras as dificuldades para o jogador neste momento, pois muitas vezes os atletas vêm de uma realidade que não tinha esse contato com a imprensa e do dia para noite estão dando entrevistas em todos os veículos de comunicação.


Por isso é tão importante o trabalho de assessoria de imprensa desde cedo, seja no Sub-15, Sub-17, Sub-20 e para a vida toda, para que o atleta esteja pronto para situações de pressão junto a imprensa, pois esse trabalho com o jogador é algo contínuo, sempre buscando o aperfeiçoamento, não deixando com que o atleta se sinta engessado, respondendo questões como se fosse um robô, como vemos por aí.


Por fim, demonstrado como é importante esse serviço, nos colocamos à disposição dos atletas para demonstrar como funcionam nossos trabalhos e para dirimir quaisquer dúvidas.


Isso é a Fidem!


Por Clayton Gemba Junior

14 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page